sexta-feira, 12 de junho de 2009

Homenagem ao amor... Ao amor que não se acaba




Certa vez um antigo namorado fez a seguinte pergunta:


- Quem você ama mais, eu ou seus amigos?


Eu respondi: Amo vocês. Amo-te um um jeito eos ameus amigos de uma outra forma. Não tem como medir o amor, porque são distintos.


Na época essa resposta rendeu várias briguinhas, mas não mudei de ideia e não me arrependo de ter dado tal resposta. Por que? Aquele relacionamento acabou, mas o que tenho com meus amigos não!


E quem me conhece um pouquinho sabe o quanto dou valor aos amigos. Sou capaz de tudo, tudo mesmo para ver o sorriso no rosto de cada um dos que me são caros.
Os verdadeiros não são muitos, não chega a encher as duas mãos. Mas são tão especiais! E é tão bom ter a certeza que aconteça o que acontecer, eu vou ter alguém do meu lado para dar risadas, dar conselhos, dizer verdades, chorar, ir para as festinhas, passar horas no telefone, para consolar e para ser FELIZ.
Tenho amigas de todos os tipos e para todos os gostos...
Tem uma que é comédia. Ela chega com um sorriso de orelha a orelha, olha para mim e diz: Amigaaaaaaaa, tô sofrendo! Ou então liga pra mim e faz: Oi tudo bem? A gente conversaaaaa horrores. Cinco minutos depois ela liga de novo e diz: Oi tudo bem! Até me acostumei com isso, inclusive peguei essa mania, mas sempre bolo de rir quando acontece. E tem também as aventuras dela, nossa cada uma que ela se mete... E eu aconselho e o pior de tudo, ela segue os meus conselhos! Um dia a vida dela ainda vai virar um livro e eu vou morrer de orgulho. Mas nossa amizade, apesar de recente, foi construída em bases sólidas. Eu sei que com ela eu conto até nos dias em que só o coração bate.
Tem outra que parece a minha irmã mais velha. Dizem até que a gente se parece fisicamente. Até os professores da faculdade confundiam os nomes. Ela me dá bronca, dá conselhos, me diz o que é certo e errado. Eu ouço tudo, apesar de não fazer metade do que ela diz. Aliás, às vezes nem ela. Essa minha amiga tem uma força fora do comum. A vida já deu várias rasteiras nela, daí ela chora, sofre, se deprime, mas dá a volta por cima. E ressurge ainda mais linda como uma fênix.
Ahhhhhhhhhhh! Tenho também uma amiga-mãe. Ela é da minha idade, mas tem certeza absolutaaaaaaa que é mais velha e manda em mim. Ela não me dá conselhos, ela me dá ordens! E ai de mim se não obedecer. Somos bemmmm diferentes. Ela é prática, objetiva e segura. Já eu.... A gente já passou por cada uma... Foi pra ela quem primeiro soube das coisas mais importantes que aconteceram na minha vida. Foi pra mim que ela contou suas maiores alegrias e tristezas. E a gente ainda vai dividir muitos sentimentos
Tem também a minha amiga-filha. Com ela sou eu quem faço o papel de mãe. Isso desde os tempos da adolescência. A long time ago ela fez uma cirurgia de apendicite. Lembro-me como se fosse hoje, era janeiro mês de férias, todas as outras estavam nas praias, a mãe de verdade precisava viajar e eu fui tomar conta dela. E as conversas que rolavam até altas horas, a fome noturna... As cartas de amizade, umas me elogiavam outras só não me chamavam de santa. Essa minha amiga rebeldeeee, some, não dá notícias, passa meses sem dar o ar da graça, mas eu sei se a coisa apertar eu posso correr pro colo dela.
Sabe aquele tipo de amiga que te acha o máximo? Que acha lindo tudo que você faz? Que você é a pessoa mais legal do mundo e que até se espelha em você? Pois é, eu também tenho uma amiga assim. E ela é minha amiga desde os tempos de criança, desde que me entendo por gente. Foi com ela que compartilhei as emoções do primeiro amor, foi com ela que eu aprendi o verdadeiro sentido da palavra AMIGO. Foi dela que eu recebi lindas cartas (Pra vc ver, a gente é amiga desde os tempos que não existia internet) onde estava escrito quão importante era nossa amizade. Detalhe: guardo todas, até hoje.Com o passar do tempo fomos nos afastando fisicamente, mas nem a distância fizeram diminuir o sentimento que eu tenho por ela. E agradeço porque ela me fez entender como é bom ter AMIGOS.
Tenho uma amiga-anjo. Gente, ela não é desse mundo! Ela é uma das pessoas mais doces e puras que conheci na vida. Tenho certeza que ela é um anjo do céu que está perdido aqui na Terra. E eu tive a sorte de encontrá-la. Minha amiga poetisa, que já passou por várias barras, mas não perdeu a doçura de viver e vive tão lindamente. Graças a Deus ela já tem um anjinho que vai dar continuidade às bondades dela na terra.
Ahhhhh! Eu tenho também uma amiga-resenha. Quando ela está por perto, não há tristeza que resista. A gente tem até uma história de vida parecida...Uma pena que ela tem uma mania feia de sumir, de me abandonar. Acho que foi porque a gente passou uns nove meses nos vendo direto, de manhã, de tarde, de noite e até de madrugada. Sem contar os quatro anos e meio de faculdade. Ela deve estar com overdose de mim. Kkkkkkkkkkk Mas apesar da distância, a gente pode contar uma com a outra.
E pra finalizar tem uma que já foi chefe, já foi cunhada e hoje é amiga, de verdade mesmo. Acabou a empresa, acabou o parentesco, mas a amizade... Essa ficou e ficará para sempre. Há uma diferença grande de idade, de estilo de vida, mas tem uma coisa que nos une. É o carinho que temos uma pela outra.
Ainda tem um monte de gente que merecia estar neste post, mas escolhi essas porque cada uma participou de uma fase diferente da minha vida.


Hoje, no dia dedicado ao amor, celebro a alegria de ter vários AMORES.


E como bem disse Mário Quintana: “Amizade é o amor que nunca morre!”

3 comentários:

  1. Ai Carlinha,que liiiindo!! chorei e tudo :) . O melhor de tudo é saber que cada gota de alma que vc derramou em palavras são verdadeiras e palpáveis como cada sorriso, cada bronca e cada lágrima que a gente já compartilhou.
    Bom mesmo é este sentir AMIGA e saber que ainda virão outros tantos sorrisos, broncas e lágrimas, na certeza de poder contar.
    Cm vc sempre diz AMO DE GRAÇA!
    beijo do tamanho do mundo do gigante,
    A Fênix kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Assim como Sarinha meus olhos choveram ao te ler.. e foi uma chuva que derramou alegria ao redor.. água pura. E você é linda. Minha amiga que ouve, nina, sabe dizer as coisas certas nas horas certas.. e que eu tenho todo o respeito do mundo. Admiro como ser humano, inteira, como profissional. incrível! sempre incrível! Ai carlinha..você merece tudo de mais lindo nesse mundo. Estou aqui! sempre!
    beijos muitos do tamanho do mundo.(imitando sarinha rsrs)
    a poetisa (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

    ResponderExcluir
  3. Ai Carlinha,que liiiindo!! chorei e tudo :) [2]
    É tão bom saber que a gente sempre pode contar com os amigos, né? Eles são a salvação nos momentos mais difíceis e a perdição quando vc só precisa de um empurrãozinho pra fazer aquela besteirinha. rs

    =*

    ResponderExcluir